Dicas de cuidados dos pés

16-11-2022
Cuide dos seus pés!

Depois de um Inverno longo, em que escondemos os nossos pés com botas e meias estes podem ficar muito secos e calejados. Passamos o ano todo a cuidar do nosso cabelo, corpo e unhas mas esquecemo-nos dos pés. Segundo os chineses os pés são tão importantes quanto o resto do nosso corpo pois eles possuem pontos que têm ligação com os nossos órgãos internos! Se quer exibir os seus pés bonitos e saudáveis basta deixar nas nossas mãos. 


  •   Evite andar descalça

Andar descalça é uma delícia e há quem não troque isso por nada. A gente entende, afinal, a sensação de liberdade nos pés e de poder sentir o chão é ótima. 

Entretanto, essa não é uma prática muito amigável para a pele dos seus pés. Primeiro, porque aumentam os riscos de machucar ou causar feridas. E, em segundo, pelo ressecamento da pele que, consequentemente, gera rachaduras. 

É importante lembrar que isso não é sinónimo de que você deve ficar constantemente com sapatos, até mesmo porque descalçar os pés ajuda a relaxá-los e também estimula os músculos da região.
A dica é saber dosear e não ficar excessivamente descalça. Tire alguns momentos para isso, mas dê preferência para o uso de calçados confortáveis e macios para ficar em casa, como chinelos e pantufas. 

  • Coloque os pés para cima

Se trabalha muitas horas sentada ou em pé, a dica é colocar os pezinhos para cima. Isso mesmo! Esse pequeno feito é fundamental para ativar a circulação da região e, assim, diminuir a sensação de cansaço.

Colocar as pernas para cima é super benéfico e previne o surgimento de varizes, a retenção de líquidos e ainda proporciona relaxamento. Portanto, não é apenas importante por questões estéticas, e sim de saúde.

Para fazer esse cuidado com os pés, basta tirar 15 minutinhos do seu dia e elevar as pernas na altura do quadril (ou seja, apoiá-las em um banquinho enquanto estiver sentada) ou, se preferir, deitar na cama e apoiar os membros na parede. 

  •  Prepare um escalda-pés

Você já ouviu falar em escalda-pés? Apesar de ser uma técnica que estima-se existir há 6 mil anos, incluir esse processo na rotina vem ganhando espaço novamente. Ela consiste em imergir os pés em uma bacia de água quente com alguns componentes que podem ser plantas, sal e outros. 
O escalda-pés traz um leque de benefícios, como relaxamento do pé (e da mente), limpeza profunda, tratamento de micose, dores nas pernas, gripes e resfriados, problemas de circulação entre outros. 

A técnica faz parte da medicina tradicional chinesa e acredita-se que o escalda-pés traz o equilíbrio das energias do corpo, sendo ótimo para ajudar pessoas com depressão, ansiedade e insónia. 

  • Faça esfoliação dos pés

A esfoliação é mais um dos cuidados para os pés para incluir na rotina. Muito simples e rápida, pode ser feita durante o banho, em alguns minutinhos, até duas vezes por semana. 

Você pode optar por receitas caseiras, mas, se preferir, vale a pena investir em produtos próprios para esfoliar, que podem ser encontrados em farmácias ou lojas de cosméticos. 

Após o processo de esfoliar, que consiste em aplicar o produto e massagear, serão removidas células mortas e peles ressecadas, trazendo a sensação de pés macios e suaves. 

Lembre-se de caprichar especialmente no calcanhar, que costuma ser a região que sofre mais com ressecamentos e rachaduras

  • Hidrate os pés todos os dias

Assim como esfoliar, a hidratação é uma etapa importante e deve ser feita todos os dias, de preferência após o banho. É um ótimo cuidado para pés ressecados ou simplesmente para manter a pele macia. 

Da mesma forma que temos o hábito de usar hidratante corporal depois de nos banhar, é importante levar isso para os pés, mantendo-os sempre macios. 

O ideal seria esse processo acontecer antes de dormir. Assim, você tomaria banho e massagearia os pés para que eles ficassem relaxados, tornando o seu sono ainda melhor. Mas caso não seja possível, tudo bem!

  • Mantenha uma boa higiene nos pés

Parece algo óbvio de se falar, mas ainda é comum encontrar pessoas que ficam dias sem limpar as unhas dos pés ou que não secam bem após o banho. 

Manter os pés limpos corretamente, com água e sabonete, evita o surgimento de micoses, frieiras e chulé. Especialmente pessoas que suam bastante na região devem ficar atentas. 

Ao finalizar o banho, não se esqueça de caprichar na hora de secar. Passe a toalha por entre os dedos, pois é uma região com muito potencial para ficar húmida e surgir micose e pé de atleta. 

  • Faça uma massagem relaxante nos pés

Tirar um tempinho do dia para massagear os pés faz toda a diferença. Esses minutinhos de autocuidado ajudam a relaxar e a diminuir dores que se acumulam ao longo do dia. 

Como já dissemos, o ideal é que a massagem relaxante para os pés seja feita antes de dormir. Mas o importante é que isso aconteça, independentemente de quando você tiver disponibilidade para fazê-lo

Além do hidratante, você pode apostar nos óleos próprios para massagem, que, além de deixar os pés macios, ajudam as mãos a deslizar pela pele para que você possa massagear melhor toda a região. 

Aproveite esse momento para alongar um pouco os pés, especialmente os dedos, que passam o dia apertados dentro dos sapatos. 

Ao finalizar, a dica é colocar meias de algodão, que irão deixar os pés relaxados e, caso você tenha utilizado creme para a massagem, irá potencializar a hidratação.